Leia mais sobre o artigo Os Livros Essenciais por Lucas Galdino
No dia 21 de junho de 2023, a pesquisadora do INB, Júlia Albergaria, se reuniu com o jornalista Lucas Galdino para contar sua história de formação. Para contar essa história ele apresentou como marcos referenciais, os livros mais fundamentais de sua vida.

Os Livros Essenciais por Lucas Galdino

Lucas Galdino Comunicador, empreendedor e jornalista É prático e tem bom olhar estratégico. Já trabalhou em redação, em assessoria de imprensa (oba!) e fez eventos que deram super certo, pois tem facilidade de transformar as ideias em ações. Idealizou a Gaymada São Paulo, que reunia a comunidade LGBT da cidade para partidas de queimada em praças públicas. O projeto foi considerado o segundo melhor evento LGBT da cidade, em 2016.

Continue lendoOs Livros Essenciais por Lucas Galdino
Leia mais sobre o artigo INB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno
O professor e advogado, Rafael Magdaleno, falou ao INB sobre os livros de sua cabeceira e trajetória para o quadro INB na Cabeceira.

INB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno

Rafael Tubone Magdaleno é bacharel e mestre em Direito pela PUC-SP, com período de intercâmbio na Université Paris-Ouest Nanterre/La Defense, e doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) . Possui especialização em Direito Público e Direito Tributário. Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor universitário e coordenador do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Nove de Julho de Osasco (NOVE-Osasco)

Continue lendoINB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno
Leia mais sobre o artigo Estante INB por Bernardo Kucinski
A Estante INB é uma iniciativa que busca apresentar ao leitor explicações introdutórias e indicações de referências bibliográficas sobre autores e temas de interesse nacional. Nesta matéria, contamos com a entrevista do professor e jornalista, Bernardo Kucinski.

Estante INB por Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista e escritor. Dentre suas obras de jornalismo, destaca-se sua tese de doutoramento Jornalistas e Revolucionários – Nos tempos da imprensa alternativa, Jornalismo Econômico e As Cartas Ácidas. Em relação às obras de ficção, aponta-se Júlia, nos campos conflagrados do Senhor (Alameda, 2020); A Nova Ordem (Alameda, 2019); Pretérito Imperfeito (Companhia das Letras, 2017); Os Visitantes (Companhia das Letras, 2016); Alice: Não mais que de repente (Rocco, 2014); Você vai voltar pra mim e outros contos (Cosac Naify, 2014); K. - Relato de uma Busca ( Expressão Popular, 2011).

Continue lendoEstante INB por Bernardo Kucinski
Leia mais sobre o artigo Considerações sobre a cultura descartável com Isleide Arruda Fontenelle
A professor Isleide Arruda Fontenelle em seu escritório.

Considerações sobre a cultura descartável com Isleide Arruda Fontenelle

Nos últimos tempos, não é incomum ouvirmos comentários que qualificam a nossa sociedade como excessiva, na qual o desperdício é a regra e seus efeitos colocam o planeta em risco. Há quem diga que vivemos sob a égide de uma verdadeira “cultura descartável”.

Embora haja uma qualificação para esse fenômeno, as suas características nem sempre são claras. Por isso, no dia 1 de fevereiro de 2023, o Instituto Norberto Bobbio convidou a professora Isleide Arruda Fontenelle para debater criticamente os significados da “cultura descartável”, bem como o seu impacto na sociedade contemporânea.

Continue lendoConsiderações sobre a cultura descartável com Isleide Arruda Fontenelle