O legado de
Raymundo Magliano Filho

Raymundo Magliano Filho foi presidente da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo de 2001 a 2008 e da Corretora Magliano, primeira corretora de valores mobiliários registrada na BOVESPA. Nascido em 12 de junho de 1942, sua vida foi permeada de nobres atitudes de luta pelo fortalecimento da sociedade civil e ampliação da participação cidadã.

Amplamente reconhecido pelos seus esforços em promover uma “revolução democrática no Brasil”, contribuiu ativamente para incorporar os propósitos básicos da democracia no mercado de capitais. Neste ambiente, foi responsável por difundir valores que remodelaram a estrutura da instituição, criando possibilidades de acesso para todos.

Suas iniciativas encontravam fundamento nos pensamentos do filósofo italiano Norberto Bobbio (1909-2004), do qual retirava idéias importantes como transparência, visibilidade e acesso. A vontade de Magliano de democratizar o conhecimento era marcante, por isso começou a idealizar o Instituto Norberto Bobbio ainda em 2005, quando presidia a bolsa de valores de São Paulo.

A ideia era incentivar o estudo e divulgar as obras de Bobbio no Brasil, até então inéditas em português, como por exemplo, Da estrutura à função em 2006 e o Terceiro Ausente em 2009.

Raymundo Magliano foi, durante toda sua trajetória, um exemplo de generosidade e empenho. Seu esforço no sentido de contribuir com o debate público para diminuição das fronteiras que separam e segregam as pessoas era reconhecido por todos. Escreveu inúmeros artigos e livros, entre eles: A força das ideias para uma capitalismo sustentável (2014); Um caminho para o Brasil: a reciprocidade entre sociedade civil e instituições (2017); Por uma bolsa democrática (2018); e Capitalismo, Catolicismo e Neopentecostalismo (2020).

Infelizmente, Magliano faleceu no dia 11 de janeiro de 2021, aos 78 anos de idade. Suas ideias e valores, contudo, seguem norteando e inspirando a atuação do Instituto Norberto Bobbio. É com ele que aprendemos a necessidade de agir em conformidade com os princípios democráticos e , sobretudo, de olhar para o outro com respeito e dignidade, seu maior legado.

leia os
depoimentos