Quem foi
Norberto Bobbio

Preparamos conteúdo e vídeo com entrevistas e informações sobre Norberto Bobbio, confira!

Reproduzir vídeo sobre Foto de Norberto Bobbio à janela

biografia bobbiana

Norberto Bobbio nasceu em Piemonte, na Itália, no dia 18 de outubro de 1909. Anos depois, ingressou nos cursos de Direito e Filosofia, na Universidade de Turim, onde se dedicou ao estudo das lições clássicas. Bobbio atuou como professor de Filosofia do Direito na Universidade de Camerino (1936-1938), na Universidade de Siena (1939-1940) e na Universidade de Padova (1940-1948). Ao final da década de 1940, retornou à Universidade de Turim e permaneceu por lá pelos próximos vinte e cinco anos, lecionando na cadeira de Filosofia do Direito, com especial destaque para os temas do positivismo jurídico, jusnaturalismo e ciência do direito. Em 1972, solicitou transferência para a Faculdade de Ciências Políticas, na qual se manteve até sua aposentadoria, em 1984.

Um dos grandes pensadores italianos do século XX, Bobbio tinha especial facilidade para convergir a figura do acadêmico e do intelectual que participava do debate público. Ele também exerceu uma intensa atividade no cenário político italiano de sua época, como é possível constatar por suas participações no Partido de Ação (1942 – 1946), no Comitê Central do Partido Socialista Italiano e no Senado da República, no qual exerceu o cargo de senador vitalício (1984-2001).

Bobbio também atuou com notabilidade nas mais prestigiadas academias da Itália: a Accademia dei Lincei de  Roma e a Accademia dele Scienze de Turim. Além disso, foi presidente honorário da Sociedade Italiana de Filosofia Jurídica e Política.

Ensaísta profícuo, escreveu mais de 5.000 textos e uma parte significativa de suas obras obtiveram enorme sucesso editorial assim que foram publicadas, como por exemplo, os livros Política e Cultura e Direita e Esquerda. Reconhecido como o “filósofo do diálogo”, Norberto Bobbio faleceu no dia 9 de janeiro de 2004 e deixou contribuições essenciais para esclarecer diversas perguntas atuais. Afinal, como cientista professor, seu compromisso com as transformações sociais sempre esteve presente em toda sua obra.

veja a linha
do tempo

O INB publica obras inéditas de Norberto Bobbio