Leia mais sobre o artigo Especial Equipe INB por Lévio Oscar Scattolini
No dia 15 de junho, a pesquisadora do INB, Júlia Albergaria, se reuniu com Lévio Scattolini para contar sua história de formação. Para contar essa história, ele apresentou como marcos referenciais os livros mais fundamentais de sua vida.

Especial Equipe INB por Lévio Oscar Scattolini

Lévio Scattolini é coordenador científico do Instituto Norberto Bobbio e doutorando em Sociologia pela UNICAMP. Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2021). Advogado e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015).

Continue lendoEspecial Equipe INB por Lévio Oscar Scattolini

Especial Equipe INB por Thiago S. Annunziato

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Jornalista freelancer e Gestor de Comunicação do Instituto Norberto Bobbio (INB). Colaborou com agências de publicidade e marketing digital. Possui experiência no setor cultural, tendo trabalho no Memorial da Resistência de São Paulo (MRSP), e realizado projetos culturais, políticos e sociais com Acervo Histórico Mario Pedrosa (CEMAP).

Continue lendoEspecial Equipe INB por Thiago S. Annunziato
Leia mais sobre o artigo Especial Equipe INB por Raíssa Musarra
A pesquisadora e gestora de projetos, Raíssa Musarra, conversou conosco para o Especial Equipe INB. Espaço que compartilhamos a trajetória de nossos profissionais que atuam no campo da democracia, cidadania e direitos humanos.

Especial Equipe INB por Raíssa Musarra

Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), da Universidade de São Paulo (IEE/USP),. É Mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Sociologia pelo PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit". Gestora de projetos e pesquisadora do Instituto Norberto Bobbio. Pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Docente da PUC-SP. Professora da Cátedra de Sociologia do Direito da Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESAOAB/SP). Advogada desde 2008. Editora na Andrago Editora. Editora assistente da Revista Sociedade e Território (UFRN) e da Revista Bindi: Cultura, Democracia e Direito (INB).

Continue lendoEspecial Equipe INB por Raíssa Musarra
Leia mais sobre o artigo INB na Cabeceira por Sara Munhoz
A pesquisadora Sara Munhoz participou do INB na Cabeceira para contar a sua trajetória de pesquisa durante sua vida. Sara também foi agraciada com o 1ª lugar no Prêmio Raymundo Magliano Filho 2023.

INB na Cabeceira por Sara Munhoz

Sara Munhoz é doutora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCar). É autora do livro O governo dos meninos: liberdade tutelada e medidas socioeducativas, publicado pela EDUFSCar em 2017, e de diversos artigos acadêmicos. Atualmente é pesquisadora associada ao Hybris - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades (PPGAS-USP/UFSCar) e ao NuAP (Núcleo de Antropologia da Política, Museu Nacional - UFRJ)

Continue lendoINB na Cabeceira por Sara Munhoz
Leia mais sobre o artigo INB na cabeceira por Rômulo Monteiro Garzillo
Rômulo Monteiro Garzillo é mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP e doutorando em Teoria do Estado pela USP. Rômulo conversou com o INB para fazer a sessão INB na Cabeceira, onde buscamos contar as histórias e trajetórias de pesquisadores e pesquisadoras durante todo o processo de aprendizagem em suas vidas.

INB na cabeceira por Rômulo Monteiro Garzillo

Rômulo Monteiro Garzillo é mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP, doutorando em Teoria do Estado pela USP, sócio do escritório Garzillo, de Azevedo Marques Advogados e professor universitário pela Faculdade Nove de Julho. É autor do livro Elementos autoritários em Carl Schmitt, publicado pela Editora Contracorrente.

Continue lendoINB na cabeceira por Rômulo Monteiro Garzillo
Leia mais sobre o artigo Especial PRMF por Lívia Lino
A pesquisadora Lívia Lino participou do Especial PRMF para contar sua trajetória de pesquisa de conclusão de curso os caminhos para o mestrado.

Especial PRMF por Lívia Lino

Lívia Lino é graduada em Direito e em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro(Dez/2021) e mestranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO.

Continue lendoEspecial PRMF por Lívia Lino
Leia mais sobre o artigo O poder da literatura por José Garcez Ghirardi
O professor José Garcez Ghirardi  se reuniu com o INB para contar sua história de formação. O poder da literatura, nada mais, nada menos.

O poder da literatura por José Garcez Ghirardi

José Garcez Ghirardi é Professor da FGV Direito SP e pós-doutorado no Collège de France (2017), Chaire État Social et mondialisation, com bolsa FAPESP, e na UNICAMP (2004). É autor, entre outras obras, de Prisões, Bordéis e as Pedras da Lei: Ensaios em Arte e Direito (Del Rey, 2020), Narciso em Sala de Aula: Novas Formas de Subjetividade e seus Desafios para o Ensino(FGV, 2016), O Mundo Fora de Prumo: Transformação Social e Teoria Política em Shakespeare (Almedina, 2011) e O Instante do Encontro: Questões Fundamentais para o Ensino Jurídico (FGV, 2012).

Continue lendoO poder da literatura por José Garcez Ghirardi
Leia mais sobre o artigo Os livros essenciais por Pedro Henrique M. da Silva
O pesquisador e especialista em Direitos Humanos, Pedro Henrique, conversou com o INB para dizer os livros essenciais que modificaram e traçaram a sua trajetória como pesquisador.

Os livros essenciais por Pedro Henrique M. da Silva

Pedro Monteiro da Silva é Servidor Público da Educação no município de Porto Seguro-Ba. Ativista negro e LGBTI+, é Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharel em Humanidades e em Direito pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Membro dos grupos de Pesquisa e Extensão Usos Emancipatórios do Direito e do Grupo Pensamento Negro Contemporâneo. Pesquisa direito e relações raciais; direitos sexuais e reprodutivos; feminismos negros; legislação sobre gênero, sexualidades e direitos humanos.

Continue lendoOs livros essenciais por Pedro Henrique M. da Silva
Leia mais sobre o artigo INB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno
O professor e advogado, Rafael Magdaleno, falou ao INB sobre os livros de sua cabeceira e trajetória para o quadro INB na Cabeceira.

INB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno

Rafael Tubone Magdaleno é bacharel e mestre em Direito pela PUC-SP, com período de intercâmbio na Université Paris-Ouest Nanterre/La Defense, e doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) . Possui especialização em Direito Público e Direito Tributário. Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor universitário e coordenador do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Nove de Julho de Osasco (NOVE-Osasco)

Continue lendoINB na Cabeceira por Rafael T. Magdaleno
Leia mais sobre o artigo Os livros essenciais de Alice de Perdigão Lana
Os livros essenciais da advogada e pesquisadora, Alice Lana Perdigão.

Os livros essenciais de Alice de Perdigão Lana

Alice de Perdigão Lana é mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR) e graduada em Direito pela mesma universidade. É coordenadora de pesquisa da área de Cultura e Conhecimento & Encarregada de Dados (DPO) do InternetLab.

Continue lendoOs livros essenciais de Alice de Perdigão Lana