Advogada. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ (CDHAJ - OABRJ). Especializada em Direito Público e Privado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Autora do livro “Caso Favela Nova Brasília”.

Especial PRMF por Vanessa Guimarães dos Santos

Advogada. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ (CDHAJ – OABRJ). Especializada em Direito Público e Privado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Autora do livro “Caso Favela Nova Brasília”.

Leia mais »
Clara Monteiro Sampaio é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com período de intercâmbio na Università degli Studi di Milano. Possui pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. É advogada do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados e pesquisadora. Clara ganhou o segundo lugar do Prêmio Raymundo Magliano Filho na categoria "Pós graduação - lato sensu".

Aplicação da Inteligência Artificial no Poder Judiciário e seusImpactos por Clara Monteiro Sampaio

Clara Monteiro Sampaio é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com período de intercâmbio na Università degli Studi di Milano. Possui pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. É advogada do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados e pesquisadora. Clara ganhou o segundo lugar do Prêmio Raymundo Magliano Filho na categoria “Pós graduação – lato sensu”.

Leia mais »
José Dias é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - RS (1996), mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006), doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008), com pós-doutorado em Ciências Sociais na UNESP (Campus de Marília-SP), projeto n 3761. Suas pesquisas versam sobre o pensamento de Norberto Bobbio, com particular ênfase à "Democracia", "Direitos humanos" e "Paz". Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE e líder do grupo de pesquisa CRISIS da UNIOESTE, CCHS - Campus de Toledo-PR.

Pacifismo por José Dias

José Dias é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – RS (1996), mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006), doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008), com pós-doutorado em Ciências Sociais na UNESP (Campus de Marília-SP), projeto n 3761. Suas pesquisas versam sobre o pensamento de Norberto Bobbio, com particular ênfase à “Democracia”, “Direitos humanos” e “Paz”. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE e líder do grupo de pesquisa CRISIS da UNIOESTE, CCHS – Campus de Toledo-PR.

Leia mais »
Andréa Maris Campos Guerra Psicanalista e Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Professora visitante na França, Bélgica e Colômbia. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora n-1. Membra-fundadora da Rede RICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia), do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), da Rede Interamericana de Pesquisa e Psicanálise e Política (REDIPPOL), da Rede Internacional Coletivo Amarrações e da Rede internacional UBUNTU - Psicanálise e Decolonização. Autora de diversos livros e artigos.

Psicologia Social por Andrea Guerra

Andréa Maris Campos Guerra Psicanalista e Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Professora visitante na França, Bélgica e Colômbia. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora n-1. Membra-fundadora da Rede RICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia), do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), da Rede Interamericana de Pesquisa e Psicanálise e Política (REDIPPOL), da Rede Internacional Coletivo Amarrações e da Rede internacional UBUNTU – Psicanálise e Decolonização. Autora de diversos livros e artigos.

Leia mais »
Ronaldo Tenório foi eleito pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo, é publicitário e fundador da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo.

Inclusão, acessibilidade e tecnologia por Ronaldo Tenório

Ronaldo Tenório foi eleito pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo, é publicitário e fundador da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Empreende desde os 17 anos, quando iniciou a sua missão de deixar um legado através de suas paixões: comunicação e tecnologia. Desde 2012 lidera o diverso time da Hand Talk, hoje no Brasil e Estados Unidos, onde já impactou positivamente a vida de milhões de pessoas, e por isso também foi reconhecido pela Folha de São Paulo como Empreendedor Social mais promissor do Brasil, pela Forbes como um dos 30 jovens mais inovadores do país e Empreendedor do ano em 2022 pela EY.

Leia mais »
Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular. Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP.

Ressentimento e sociedade por Maria Rita Kehl

Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular.
Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP.
Entre 2012 e 2014 participou da Comissão Nacional da Verdade, criada pela presidenta Dilma Rousseff para investigar os crimes cometidos pelo Estado brasileiro durante a ditadura militar.
Autora de vários livros, entre os quais Deslocamentos do Feminino, Ressentimento e O tempo e o cão – atualidade das depressões. Este recebeu o prêmio Jabuti no ano de 2010 na categoria de não ficção. O livro mais recente é Tempo esquisito – ensaios na pandemia. Todos pela editora Boitempo.

Leia mais »
Willis Santiago, pesquisador e professor da PUC-SP, falou com o INB para contar as diversas facetas históricas sobre a filosofia de Hans Kelsen.

A filosofia de Hans Kelsen por Willis Santiago

Willis Santiago Guerra Filho é professor doutor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leia mais »
O advogado André Lucenti Estevam conversou com o INB para contar sobre os principais livros que, em sua opinião, são fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito.

Os livros fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito por André Lucenti Estevam

André Lucenti Estevam é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP),
mestre em Law and Business pela Wissenschaftliche Hochschule für
Unternehmensführung – Otto Beisheim e pela Bucerius Hochschule für
Rechtswissenschaft e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez
pesquisas no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, de
Hamburgo, pós-doutorado na Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália) e na
Universidade de São Paulo. Atualmente é sócio de Battella, Luciano & Silva
Advogados.

Leia mais »
A Estante INB é uma iniciativa que busca apresentar ao leitor explicações introdutórias e indicações de referências bibliográficas sobre autores e temas de interesse nacional. Nesta matéria, contamos com a entrevista do professor e jornalista, Bernardo Kuscinski.

Estante INB por Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista e escritor. Dentre suas obras de jornalismo, destaca-se sua tese de doutoramento Jornalistas e Revolucionários – Nos tempos da imprensa alternativa, Jornalismo Econômico e As Cartas Ácidas. Em relação às obras de ficção, aponta-se Júlia, nos campos conflagrados do Senhor (Alameda, 2020); A Nova Ordem (Alameda, 2019); Pretérito Imperfeito (Companhia das Letras, 2017); Os Visitantes (Companhia das Letras, 2016); Alice: Não mais que de repente (Rocco, 2014); Você vai voltar pra mim e outros contos (Cosac Naify, 2014); K. – Relato de uma Busca ( Expressão Popular, 2011).

Leia mais »