Willis Santiago, pesquisador e professor da PUC-SP, falou com o INB para contar as diversas facetas históricas sobre a filosofia de Hans Kelsen.

A filosofia de Hans Kelsen por Willis Santiago

Willis Santiago Guerra Filho é professor doutor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leia mais »
O advogado André Lucenti Estevam conversou com o INB para contar sobre os principais livros que, em sua opinião, são fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito.

Os livros fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito

André Lucenti Estevam é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP),
mestre em Law and Business pela Wissenschaftliche Hochschule für
Unternehmensführung – Otto Beisheim e pela Bucerius Hochschule für
Rechtswissenschaft e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez
pesquisas no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, de
Hamburgo, pós-doutorado na Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália) e na
Universidade de São Paulo. Atualmente é sócio de Battella, Luciano & Silva
Advogados.

Leia mais »
A Estante INB é uma iniciativa que busca apresentar ao leitor explicações introdutórias e indicações de referências bibliográficas sobre autores e temas de interesse nacional. Nesta matéria, contamos com a entrevista do professor e jornalista, Bernardo Kuscinski.

Estante INB por Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista e escritor. Dentre suas obras de jornalismo, destaca-se sua tese de doutoramento Jornalistas e Revolucionários – Nos tempos da imprensa alternativa, Jornalismo Econômico e As Cartas Ácidas. Em relação às obras de ficção, aponta-se Júlia, nos campos conflagrados do Senhor (Alameda, 2020); A Nova Ordem (Alameda, 2019); Pretérito Imperfeito (Companhia das Letras, 2017); Os Visitantes (Companhia das Letras, 2016); Alice: Não mais que de repente (Rocco, 2014); Você vai voltar pra mim e outros contos (Cosac Naify, 2014); K. – Relato de uma Busca ( Expressão Popular, 2011).

Leia mais »
Marcos Queiroz foi finalista do PRMF de 2023. Em entrevista ao INB para o Especial PRMF, o pesquisador nos contou sobre a sua tese.

Especial PRMF por  Marcos Vinícius L. Queiroz

Marcos Vinícius Lustosa Queiroz é doutor em Direito pela UnB. É coordenador do Clube do Livro e do Peabiru – Núcleo de Pesquisa em História e Constitucionalismo da América Latina. É professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e autor do livro Constitucionalismo Brasileiro e o Atlântico Negro: a experiência constituinte de 1823 diante da Revolução Haitiana

Leia mais »
Theodor W. Adorno por Virgina Helena Ferreira.

Theodor W. Adorno por Virgínia Helena Costa

Virgínia Helena Ferreira da Costa é tradutora e pesquisadora. Pós-doutoranda em Filosofia pela  Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas relativas à psicanálise, filosofia, teorias feministas e Teoria Crítica. Organizou e traduziu, entre outros, o Livro Estudos sobre a personalidade autoritária de Theodor W. Adorno, publicado pela Editora Unesp.

Leia mais »
4 lições de Psicanálise com Christian Dunker

4 lições de Psicanálise com Christian Dunker

Christian Dunker é professor titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Recebeu dois prêmios jabutis na categoria Psicologia e Psicanálise, pelo seu trabalho nos livros Estrutura e Constituição na Clínica Psicanalítica – Uma Arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento e Mal- Estar, Sofrimento e Sintoma. Além disso, é autor de diversas obras e artigos científicos como Por quê Lacan, A psicose na Criança, Reinvenção da Intimidade e O palhaço e o Psicanalista.

Leia mais »