Clara Monteiro Sampaio é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com período de intercâmbio na Università degli Studi di Milano. Possui pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. É advogada do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados e pesquisadora. Clara ganhou o segundo lugar do Prêmio Raymundo Magliano Filho na categoria "Pós graduação - lato sensu".

Aplicação da Inteligência Artificial no Poder Judiciário e seusImpactos por Clara Monteiro Sampaio

Clara Monteiro Sampaio é graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com período de intercâmbio na Università degli Studi di Milano. Possui pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. É advogada do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados e pesquisadora. Clara ganhou o segundo lugar do Prêmio Raymundo Magliano Filho na categoria “Pós graduação – lato sensu”.

Leia mais »
José Dias é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - RS (1996), mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006), doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008), com pós-doutorado em Ciências Sociais na UNESP (Campus de Marília-SP), projeto n 3761. Suas pesquisas versam sobre o pensamento de Norberto Bobbio, com particular ênfase à "Democracia", "Direitos humanos" e "Paz". Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE e líder do grupo de pesquisa CRISIS da UNIOESTE, CCHS - Campus de Toledo-PR.

Pacifismo por José Dias

José Dias é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – RS (1996), mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006), doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008), com pós-doutorado em Ciências Sociais na UNESP (Campus de Marília-SP), projeto n 3761. Suas pesquisas versam sobre o pensamento de Norberto Bobbio, com particular ênfase à “Democracia”, “Direitos humanos” e “Paz”. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE e líder do grupo de pesquisa CRISIS da UNIOESTE, CCHS – Campus de Toledo-PR.

Leia mais »
Andréa Maris Campos Guerra Psicanalista e Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Professora visitante na França, Bélgica e Colômbia. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora n-1. Membra-fundadora da Rede RICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia), do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), da Rede Interamericana de Pesquisa e Psicanálise e Política (REDIPPOL), da Rede Internacional Coletivo Amarrações e da Rede internacional UBUNTU - Psicanálise e Decolonização. Autora de diversos livros e artigos.

Psicologia Social por Andrea Guerra

Andréa Maris Campos Guerra Psicanalista e Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Professora visitante na França, Bélgica e Colômbia. Coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora n-1. Membra-fundadora da Rede RICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia), do GT Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), da Rede Interamericana de Pesquisa e Psicanálise e Política (REDIPPOL), da Rede Internacional Coletivo Amarrações e da Rede internacional UBUNTU – Psicanálise e Decolonização. Autora de diversos livros e artigos.

Leia mais »
Ronaldo Tenório foi eleito pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo, é publicitário e fundador da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo.

Inclusão, acessibilidade e tecnologia por Ronaldo Tenório

Ronaldo Tenório foi eleito pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, um dos 35 jovens mais inovadores do mundo, é publicitário e fundador da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, que teve seu aplicativo eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Empreende desde os 17 anos, quando iniciou a sua missão de deixar um legado através de suas paixões: comunicação e tecnologia. Desde 2012 lidera o diverso time da Hand Talk, hoje no Brasil e Estados Unidos, onde já impactou positivamente a vida de milhões de pessoas, e por isso também foi reconhecido pela Folha de São Paulo como Empreendedor Social mais promissor do Brasil, pela Forbes como um dos 30 jovens mais inovadores do país e Empreendedor do ano em 2022 pela EY.

Leia mais »
Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular. Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP.

Ressentimento e sociedade por Maria Rita Kehl

Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular.
Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP.
Entre 2012 e 2014 participou da Comissão Nacional da Verdade, criada pela presidenta Dilma Rousseff para investigar os crimes cometidos pelo Estado brasileiro durante a ditadura militar.
Autora de vários livros, entre os quais Deslocamentos do Feminino, Ressentimento e O tempo e o cão – atualidade das depressões. Este recebeu o prêmio Jabuti no ano de 2010 na categoria de não ficção. O livro mais recente é Tempo esquisito – ensaios na pandemia. Todos pela editora Boitempo.

Leia mais »
Willis Santiago, pesquisador e professor da PUC-SP, falou com o INB para contar as diversas facetas históricas sobre a filosofia de Hans Kelsen.

A filosofia de Hans Kelsen por Willis Santiago

Willis Santiago Guerra Filho é professor doutor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leia mais »
O advogado André Lucenti Estevam conversou com o INB para contar sobre os principais livros que, em sua opinião, são fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito.

Os livros fundamentais para desmistificar a Filosofia do Direito por André Lucenti Estevam

André Lucenti Estevam é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP),
mestre em Law and Business pela Wissenschaftliche Hochschule für
Unternehmensführung – Otto Beisheim e pela Bucerius Hochschule für
Rechtswissenschaft e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez
pesquisas no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, de
Hamburgo, pós-doutorado na Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália) e na
Universidade de São Paulo. Atualmente é sócio de Battella, Luciano & Silva
Advogados.

Leia mais »
A Estante INB é uma iniciativa que busca apresentar ao leitor explicações introdutórias e indicações de referências bibliográficas sobre autores e temas de interesse nacional. Nesta matéria, contamos com a entrevista do professor e jornalista, Bernardo Kuscinski.

Estante INB por Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski é professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista e escritor. Dentre suas obras de jornalismo, destaca-se sua tese de doutoramento Jornalistas e Revolucionários – Nos tempos da imprensa alternativa, Jornalismo Econômico e As Cartas Ácidas. Em relação às obras de ficção, aponta-se Júlia, nos campos conflagrados do Senhor (Alameda, 2020); A Nova Ordem (Alameda, 2019); Pretérito Imperfeito (Companhia das Letras, 2017); Os Visitantes (Companhia das Letras, 2016); Alice: Não mais que de repente (Rocco, 2014); Você vai voltar pra mim e outros contos (Cosac Naify, 2014); K. – Relato de uma Busca ( Expressão Popular, 2011).

Leia mais »
Marcos Queiroz foi finalista do PRMF de 2023. Em entrevista ao INB para o Especial PRMF, o pesquisador nos contou sobre a sua tese.

Especial PRMF por  Marcos Vinícius L. Queiroz

Marcos Vinícius Lustosa Queiroz é doutor em Direito pela UnB. É coordenador do Clube do Livro e do Peabiru – Núcleo de Pesquisa em História e Constitucionalismo da América Latina. É professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e autor do livro Constitucionalismo Brasileiro e o Atlântico Negro: a experiência constituinte de 1823 diante da Revolução Haitiana

Leia mais »