A professora Mara Regina conversou com o INB para falar as relações, comparações e processos metodológicos entre Direito e Cinema. Mara atua como professora de Direito na PUC-SP e na FADUSP.

Direito e Cinema por Mara Regina de Oliveira

Mara Regina de Oliveira é Professora Doutora da Universidade de São Paulo e professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministra a disciplina optativa de Direito e Cinema, na qual relaciona temas de Filosofia do Direito com a linguagem cinematográfica.

Leia mais »
O professor e advogado, André Karam, se reuniu com o INB para contar sobre as relações entre Direito e Literatura. André já foi presidente da Rede Brasileira de Direito e Literatura, possuindo vasta experiência na área.

Direito e literatura por André Karam Trindade

André Karam Trindade é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIVEL/PR. Foi presidente da Rede Brasileira de Direito e Literatura (2014-2018) e Produtor Executivo do Programa Direito & Literatura (2006-2020), exibido semanalmente pela TV Justiça. É fundador e sócio do escritório Streck & Trindade Advogados Associados.

Leia mais »
O professor e advogado, Tiago Zapater, conversou com o INB para contar as relações, conexões e impasses contemporâneos sobre Direito e Meio Ambiente, com foco no ecossistema brasileiro.

A conexão entre Direito e Meio Ambiente por Tiago Zapater

Tiago Cardoso Vaitekunas Zapater é professor do Departamento de Direitos Difusos e Coletivos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenador assistente no curso de Especialização em Direito Ambiental do Cogeae-PUC/SP- Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Atua também como advogado do escritório Trench Rossi Watanabe.

Leia mais »
A advogada, pesquisadora e professora Tayná Carneiro, falou com o INB sobre Direito, Tecnologia e Inovação. Trazendo novas perspectivas, problemas e impasses sobre o Marco Civil da Internet, Inteligência Artificial e outros temas relevantes de interesse público.

Direito, tecnologia e inovação por Tayná Carneiro

CEO da Future Law. Doutoranda (Direito | USP), Mestre e Bacharel (Direito | UERJ). Fellow Kobe University (Japão). Editora-chefe da Revista de Direito e as Novas Tecnologias (RDTec). Professora (Ibmec | Future Law). Coordenadora na área Direito e Novas Tecnologias (Ibmec). Advogada, pesquisadora e professora atuante nas áreas de Inovação e Sociologia do Direito.

Leia mais »
A advogada Jéssica Guedes, da Peck Advogados, falou com o INB sobre o campo do direito, questões sobre à constituição e notícias falsas na atualidade.

Direito, constituição e notícias falsas por Jéssica Guedes Santos

Jéssica Guedes Santos é mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/EDP) e graduada em Direito pela mesma Instituição. É advogada do escritório Peck Advogados e pesquisadora.
O “Direito e o mundo” é um espaço dedicado a explorar as conexões existentes entre o campo jurídico e outras áreas do conhecimento.

Leia mais »
O professor e arquiteto, Guilherme Wisnik, nos contou sobre as relações entre o campo do Direito e da Arquitetura.

Direito e Arquitetura por Guilherme Wisnik

Guilherme Wisnik é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É Autor dos livros Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009) Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas (Ubu Editora, 2018) e Bolívia 2016 (Circo de Ideias, 2018), e de Lançar Mundo nos Mundos: Caetano Veloso e o Brasil (2022) e é coautor de Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc São Paulo, 2018). Recebeu o prêmio Destaque 2018 da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) em maio de 2019.

Leia mais »
O professor Christian Dunker nos contou em entrevista sobre aspectos do direito e da psicanálise.

Direito e Psicanálise por Christian Dunker

Christian Dunker é professor titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Recebeu dois prêmios jabutis na categoria Psicologia e Psicanálise, pelo seu trabalho nos livros Estrutura e Constituição na Clínica Psicanalítica – Uma Arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento e Mal- Estar, Sofrimento e Sintoma. Além disso, é autor de diversas obras e artigos científicos como Por quê Lacan, A psicose na Criança, Reinvenção da Intimidade e O palhaço e o Psicanalista.

Leia mais »