Leia mais sobre o artigo Museu e Memória por Vânia Carneiro de Carvalho
Vânia Carneiro de Carvalho. Docente do Museu Paulista-USP, onde atua, desde 1990, como curadora na área de história e cultura material com ênfase nos estudos de gênero e espaço doméstico. É credenciada no Programa de Pós-graduação em História Social-USP e no Programa Interunidades de Museologia. Foi coeditora dos Anais do Museu Paulista: história e cultura material (2003-2012), vice-diretora da instituição (2015-2019) e coordenadora geral da concepção e implantação do projeto “Exposições do Novo Museu do Ipiranga-2022” (2019-2023). Publicou livros e artigos na área como Casas e Coisas (Edusp, 2022); Decoration and Nostalgia - Historical Study on Visual Matrices and Forms of Diffusion of Fêtes Galantes in the 20th Century (New York: AHFE Open Access, 2022); On Ornament and Hygiene. Modernity in the Domestic Space of a Brazilian Capital. São Paulo, 1870-1920. (In: Sandra Dudley et alli. (Org.). Narrating Objects, Collecting Stories - essays in honour of Professor Susan M. Pearce. London: Routledge, 2012);Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo, 1870-1920 (EDUSP/FAPESP, 2008).

Museu e Memória por Vânia Carneiro de Carvalho

Vânia Carneiro de Carvalho. É docente do Museu Paulista-USP, onde atua, desde 1990, como curadora na área de história e cultura material com ênfase nos estudos de gênero e espaço doméstico. É credenciada no Programa de Pós-graduação em História Social-USP e no Programa Interunidades de Museologia. Foi coeditora dos Anais do Museu Paulista: história e cultura material (2003-2012), vice-diretora da instituição (2015-2019) e coordenadora geral da concepção e implantação do projeto “Exposições do Novo Museu do Ipiranga-2022” (2019-2023). Publicou livros e artigos na área como Casas e Coisas (Edusp, 2022); Decoration and Nostalgia - Historical Study on Visual Matrices and Forms of Diffusion of Fêtes Galantes in the 20th Century (New York: AHFE Open Access, 2022); On Ornament and Hygiene. Modernity in the Domestic Space of a Brazilian Capital. São Paulo, 1870-1920. (In: Sandra Dudley et alli. (Org.). Narrating Objects, Collecting Stories - essays in honour of Professor Susan M. Pearce. London: Routledge, 2012);Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo, 1870-1920 (EDUSP/FAPESP, 2008).

Continue lendoMuseu e Memória por Vânia Carneiro de Carvalho
Leia mais sobre o artigo O que é a interseccionalidade por ​​Eunice Aparecida de Jesus Prudente
Eunice Aparecida de Jesus Prudente é professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP. Atualmente é Secretária Municipal de Justiça da Cidade de São Paulo, integrando também a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo.

O que é a interseccionalidade por ​​Eunice Aparecida de Jesus Prudente

Eunice Aparecida de Jesus Prudente é professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP. Atualmente é Secretária Municipal de Justiça da Cidade de São Paulo, integrando também a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo.

Continue lendoO que é a interseccionalidade por ​​Eunice Aparecida de Jesus Prudente
Leia mais sobre o artigo Ressentimento e sociedade por Maria Rita Kehl
Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular. Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP.

Ressentimento e sociedade por Maria Rita Kehl

Maria Rita Kehl é psicanalista desde 1981, em consultório particular. Entre 2006 e 2011 atendeu também pacientes na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST/SP. Entre 2012 e 2014 participou da Comissão Nacional da Verdade, criada pela presidenta Dilma Rousseff para investigar os crimes cometidos pelo Estado brasileiro durante a ditadura militar. Autora de vários livros, entre os quais Deslocamentos do Feminino, Ressentimento e O tempo e o cão - atualidade das depressões. Este recebeu o prêmio Jabuti no ano de 2010 na categoria de não ficção. O livro mais recente é Tempo esquisito - ensaios na pandemia. Todos pela editora Boitempo.

Continue lendoRessentimento e sociedade por Maria Rita Kehl