Co-fundadora da Algora, primeira auditoria de inteligência artificial do país, Andréa é estudiosa de processos criativos e de inovação, e atua na abertura de campos de investigação. O mais recente é o da relação entre justiça, inovação e aleatoriedade algorítmica, que oferece fundamento conceitual às atividades da Algora. Baseia-se em seu doutorado defendido na Faculdade de Direito da USP (2021) e discutido em Stanford por quatro anos consecutivos. Na sequência deste estudo, seu pós-doutorado em curso (USP) propõe que o Direito da Inovação seja aprofundado na reflexão sobre como o direito pode melhor reconhecer e garantir as condições criativas em artes, design, engenharia e ciências.
Nos anos 2000, inaugurou uma abordagem psicanalítica para a inovação em arte e design. Seu livro Criatividade Brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: Gastronomia, Design, Moda (Manole, 2012) foi finalista do prêmio Jabuti em 2013 e selecionado pelo Museu da Casa Brasileira como referência para educação em design.
É advogada formada na USP, psicóloga e psicanalista, MBA em gestão de investimentos pela FGV. Fundou e dirige o projeto Outsite de inovação em sua empresa NdC que, desde 2007, atende marcas como DHL, FCA, Unilever, C&A, CNH, KitchenAid e Pepsico. Oferece palestras no Brasil e no exterior, em instituições como Stanford, FGV e Casa do Saber. Colabora com imprensa aberta (Você S.A., Fantástico) e especializada.