Antonia Aparecida Quintão é Pós-Doutora pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo e a sua pesquisa analisou os desafios que as mulheres negras encontram para ocupar cargos estratégicos e de liderança. Foi coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente leciona e orienta pesquisas sobre Diversidade Racial nas Organizações. É Presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Vice-Presidente no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde é responsável pela organização dos eventos referentes a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) ONU-Resolução 68/237.
É pesquisadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e consultora de Diversidade e Inclusão nas Organizações. Tem atuado também na área de formação de professores, letramento sobre questões raciais e orientação para a aplicação da lei 10.639/2003. É autora de livros e capítulos sobre a
história e a cultura da população negra, tendo participado do Conselho do Museu Afro Brasil Organização Social de Cultura. Foi coordenadora de cursos de graduação sobre História da África e em 2019 escreveu o capítulo intitulado: Africa in Brazil: Slavery, Integration, Exclusion do livro: Brazil-Africa: Relations Historical Dimensions and Contemporary Engagements, publicado pela Editora James Currey no Reino Unido.